PT e PV avaliam fim de federação
PT e PV discutem internamente não renovar em 2026 a federação que formam junto com o PCdoB. Segundo o jornal O Globo, a movimentação ocorre diante de desacertos. A reportagem citou Cuiabá ao exemplificar cinco capitais onde o PT apoiou ou lançou candidatura a prefeito sem o aval do PV. O mesmo ocorreu em Belo Horizonte, Salvador, Aracaju e João Pessoa.
De um lado, o PT acredita que estar federado deixou suas alianças engessadas e teme que as siglas aliadas atrapalhem acordos com o Centrão. Do outro, o PV culpa os petistas pela redução de seus quadros nos municípios. Em quatro anos, o PV passou de 47 prefeituras conquistadas para 14, uma queda de 70% no desempenho.
O jornal carioca destacou que, enquanto o PT tende a seguir sozinho, o PV avalia integrar outra federação, diante da dificuldade de cumprir a cláusula de barreira. A regra estabelece um número mínimo de votos que os partidos precisam nas eleições à Câmara de Deputados para ter direito a fundo partidário e tempo de TV. O partido estuda se juntar a uma possível federação formada entre PSDB e PDT ou entre PSB e PDT. Ambas ainda não foram formadas e são discutidas nas siglas.