The news is by your side.

STF rejeita ação da PGR e mantém eleição da Mesa Diretora da ALMT

0

Da Redação

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, rejeitou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Procuradoria Geral da República (PGR) que tentava anular a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ocorrida em agosto deste ano.

A PGR questionava uma norma do regimento interno da ALMT que permite a eleição antecipada da Mesa Diretora do segundo biênio da legislatura. No pedido, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumenta que o pleito realizado em agosto, que elegeu Max Russi (PSB) como novo presidente da Mesa Diretora, Júlio Campos (União) como vice-presidente e Dr. João (MDB) como primeiro-secretário, deveria ter ocorrido apenas a partir de outubro para cumprir os parâmetros constitucionais.

Na decisão, proferida nesta quinta-feira (28), Toffoli pontuou que o artigo do Regimento Interno da AL que era questionado pela PGR já não tem mais validade, pois foi revogado por uma emenda constitucional, permitindo que a eleição ocorresse em agosto e não apenas na última semana de setembro, como previa anteriormente o Regimento Interno.

“Conforme sustentado pela Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso e pela Advocacia-Geral da União, a presente ação direta de inconstitucionalidade não merece conhecimento, porquanto seu objeto foi revogado tacitamente por legislação superveniente, não impugnada”, diz trecho da decisão.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação