Fávaro é exonerado para apresentar emendas no Congresso
Da Redação
O presidente Lula (PT) exonerou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). A informação foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (3). A exoneração é para que o ministro volte ao seu cargo no Congresso, a fim de destinar emendas parlamentares.
Além de Fávaro, também foram exonerados os ministros André Fufuca, dos Esportes, e Celso Sabino, do Turismo. Por serem parlamentares – Fávaro, senador, e Fufuca e Sabino, deputados -, ao serem exonerados, os ministros voltam a exercer essa função e a participar das votações. A mais importante é sobre a PEC do Corte de Gastos.
O governo federal formalizou, na noite desta segunda-feira (2), o envio ao Congresso Nacional da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) destinada à contenção de despesas públicas. A equipe econômica propõe mudar as regras do salário mínimo, de benefícios sociais e da aposentadoria dos militares para poupar R$ 327 bilhões em 6 anos.
O legislativo pretende finalizar as votações antes do recesso parlamentar, que começa oficialmente em 23 de dezembro. Além da PEC dos Gastos, pode ser votado antes do recesso o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025.