The news is by your side.

Possível busto de Cleópatra VII é encontrado em antigo templo egípcio

0

Live Science

 

Uma pequena estátua descoberta sob a parede de um templo no local de uma antiga cidade egípcia pode retratar Cleópatra VII, a rainha egípcia que namorou Júlio César e Marco Antônio, de acordo com o arqueólogo que está liderando as escavações no local, conhecido como Taposiris Magna. No entanto, outros arqueólogos acham que o busto provavelmente representa outra pessoa.

A estátua de mármore branco – que é pequena o suficiente para caber na mão de uma pessoa – mostra uma mulher usando uma coroa real. Kathleen Martinez, arqueóloga que lidera a equipe egípcio-dominicana que está escavando o local, acredita que a estátua retrata Cleópatra VII, de acordo com um comunicado traduzido do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito. Cleópatra VII (viveu de 69 a 30 a.C.) foi a última governante da dinastia ptolomaica, que começou quando Ptolomeu I Sóter, um dos generais de Alexandre, o Grande, começou a governar o antigo Egito em 305 a.C.

No entanto, outros arqueólogos não acreditam que o busto retrate Cleópatra VII, disse o comunicado, observando que a estátua pode representar uma princesa ou outra mulher real. Zahi Hawass, um ex-ministro egípcio de antiguidades que não esteve envolvido na descoberta, mas escavou no local no passado, disse que acha que o busto data de depois da época de Cleópatra.

“Olhei para o busto com cuidado. Não é Cleópatra; é Roman”, disse Hawass à Live Science. Durante a dinastia ptolomaica, os faraós eram retratados com estilos de arte egípcios, não romanos. O período romano no Egito começou em 30 a.C. após a morte de Cleópatra. Seu túmulo nunca foi encontrado.

Taposiris Magna foi uma cidade fundada por volta de 280 a.C. perto do Mar Mediterrâneo; tinha vários templos dedicados a Osíris e Ísis, entre outras divindades. Um fragmento de outro busto representando um rei usando o “Nemes” – um cocar que vai sobre a cabeça e desce até os ombros – foi encontrado perto do busto feminino no templo em Taposiris Magna, disse o comunicado. Não está claro qual rei isso retrata, no entanto.

Os arqueólogos também desenterraram 337 moedas, muitas das quais retratam Cleópatra VII, perto dos bustos. Além disso, eles encontraram uma variedade de outros artefatos, como lâmpadas a óleo; um anel de bronze dedicado a Hathor, uma deusa do céu associada à fertilidade e ao amor; e um amuleto gravado com a frase “A justiça de Rá surgiu”. (Rá era o deus do sol)

Todos os artefatos foram encontrados próximos uns dos outros e faziam parte de um “depósito de fundação” no templo, disse o comunicado. Os antigos egípcios geralmente enterravam um esconderijo de itens pouco antes de começarem a construção de uma estrutura importante; Esses enterros de objetos agora são chamados de depósitos de fundação.

Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Além disso, a equipe encontrou os restos de um templo diferente em Taposiris Magna que estava em uso entre aproximadamente os séculos IV e II a.C., durante os tempos ptolomaicos. Perto deste templo, eles desenterraram uma necrópole contendo pelo menos 20 túmulos. Eles também exploraram debaixo d’água e encontraram restos humanos, cerâmica e estruturas que não foram identificadas ou datadas.

Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito

Martinez e sua equipe trabalham no local há mais de uma década e desenterraram os restos de templos, tumbas e um vasto túnel sob um templo. Anteriormente, ela sugeriu que Taposiris Magna contém a tumba de Cleópatra VII, mas essa ideia tem pouco apoio entre outros arqueólogos. A Live Science entrou em contato com Martinez, mas não obteve resposta até o momento da publicação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação