The news is by your side.

Com Lula, Brasil cai em ranking global de competitividade

0

 

O Brasil caiu 6 posições no Índice Firjan de Competitividade Global no primeiro ano do governo do presidente Lula (PT), de acordo com o levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O estudo foi apresentado a empresários nesta quarta-feira (11), na sede da federação.

Segundo a publicação, o país ocupou em 2023 a 46ª posição entre 66 nações, um retrocesso em relação à 40ª posição alcançada há dez anos. A análise revela piora em três dos quatro grupos de indicadores avaliados: eficiência do Estado, infraestrutura e ambiente de negócios.

A Firjan aponta que houve avanço apenas no quesito de capital humano, mas insuficiente para acompanhar o progresso de outros países. “Quando olha eficiência do estado como um todo, o Brasil piorou no quesito controle da corrupção, nas tarifas e na proteção excessiva”, disse Jonathas Goulart, gerente de Estudos Econômicos da instituição.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação