Homem encontra fóssil raro de mastodonte no quintal de casa em Nova York
Da Redação
Uma mandíbula de mastodonte completa foi descoberta no quintal de uma casa em Nova York. No final de setembro, o morador encontrou dois dentes gigantes debaixo de algumas folhas no jardim de sua propriedade, no Condado de Orange. Uma pequena escavação revelou mais dois dentes a apenas alguns centímetros abaixo do solo.
“Quando encontrei os dentes e os examinei em minhas mãos, soube que eram algo especial”, diz o proprietário, que não quer ser identificado
O homem decidiu chamar profissionais do Museu do Estado de Nova York e da SUNY (Universidade Estadual de Nova York) para investigar mais.
As escavações descobriram uma mandíbula completa de mastodonte adulto, além de parte de um osso do dedo do pé e fragmentos de costela.
“Embora a mandíbula seja o destaque, os fragmentos adicionais oferecem um contexto valioso para futuras pesquisas”, disse o antropólogo Cory Harris, da SUNY. “Acreditamos que ainda há muito a explorar na área e estamos ansiosos para descobrir mais ossos”.
A equipe ainda não anunciou a espécie do mastodonte ou quaisquer outros detalhes. Ele está sendo analisado por cientistas para determinar sua idade, dieta e habitat, bem como datação por carbono para descobrir há quanto tempo esses ossos estão enterrados.
Mais de 150 fósseis de mastodonte foram encontrados no estado de Nova York, e cerca de um terço deles eram do Condado de Orange. Mas já se passaram 11 anos desde a última descoberta desse tipo.
A maioria dos 16.000 espécimes fósseis locais do museu tem cerca de 15.000 anos, colocando-os diretamente no Pleistoceno Superior, período caracterizado por um clima muito mais frio, com enormes geleiras cobrindo grandes áreas.
Além dos fósseis de mastodontes, a região também preserva artefatos de caçadores-coletores da era glacial, como raras pontas de pedra paleo-indiana encontradas em cavernas locais.