The news is by your side.

“Para Lula, a polícia é o problema”

0

 

O senador Sergio Moro (União-PR) criticou o decreto do governo Lula, editado nesta terça-feira (24), que define novas diretrizes para o uso da força por policiais no Brasil.

“Ninguém é a favor da violência policial excessiva, mas causa espanto que as únicas políticas de segurança pública do Governo federal de que se tem notícia sejam destinadas a vigiar e controlar a polícia!”, escreveu Moro em seu perfil no X. “Para Lula, a polícia é o problema. Contra o crime organizado e a criminalidade violenta, ainda não vi nada!”, completou o senador.

Segundo o decreto, as armas de fogo deverão ser empregadas apenas como “medida de último recurso”. Está proibido o uso contra pessoas desarmadas em fuga ou contra veículos que desrespeitem bloqueios policiais. O disparo só será permitido “em situações de risco ao profissional de segurança ou a terceiros”.

As regras não serão impostas aos estados, que são os responsáveis pelas Polícias Militares, Civis e penais. No entanto, o decreto vai prever que os governadores que quiserem receber dinheiro do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional “para ações que envolvam o uso da força”, verba necessária para comprar armas, munição e instrumentos não-letais, terão que seguir a cartilha lulista.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação