Abilio anuncia decreto de estado de calamidade financeira em Cuiabá
Da Redação
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou na noite desta sexta-feira (3) que vai decretar estado de calamidade financeira em Cuiabá. A medida terá validade de 180 dias.
“A situação financeira está muito grave, muito grave. Estamos buscando solução de todas as formas. Nós teremos que fazer cortes radicais em despesas que muitas das vezes são consideradas supérfluas, e hoje à noite nós vamos decretar o estado de calamidade financeira do município de Cuiabá”, disse em entrevista durante vistoria no Contorno Leste.
“Só para ter ideia, se a gente pagar as duas folhas dentro do mesmo mês, a gente não tem condições de pagar a saúde, não tem condições de pagar nada, porque o orçamento não é compatível. Se a gente pagar todos os serviços que estão disponíveis para ser pagos com empresas que tem valores a receber de outubro do ano passado, não tem condição”, afirmou.
Abilio acusa Emanuel Pinheiro (MDB) de ter agendado pagamentos até fevereiro, o que compromete todo o planejamento atual.
“Nosso foco é pagar as pessoas que têm serviço com o município, que não podem parar. Já decidimos, já estamos cortando principalmente em empresas de tecnologia. A gente identificou R$ 300 milhões durante um ano que podem ser cortados. Nós não queremos atrasar a folha de pagamento. Nós não vamos escalonar a folha do pagamento. Não vamos dividir o salário dos servidores em várias parcelas que nem já foi feito”, afirmou.
O decreto facilita ao Município a obtenção de recursos federais. “Todos os recursos que são possíveis de vir, de convênio, de emenda, de outras atividades, eles ficam abertos de ser executados”.