PDT entra com ação para cassar mandato de Abilio
O PDT entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para cassar o mandato de Abilio Brunini (PL) à frente da prefeitura de Cuiabá por suposto abuso de poder econômico e dos meios de comunicação. Entre as irregularidades denunciadas, estão possível prática de caixa dois e divulgação em massa de notícias falsas. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Um dos alvos do partido é a contratação da empresa T2 Comunicação, Vídeo e Produções Ltda com recursos do fundo eleitoral. Segundo a legenda, as notas fiscais carecem de elementos mínimos para detalhar os serviços prestados, que totalizaram R$ 2,18 milhões, cerca de 20% das despesas da campanha de Brunini. A sigla ainda sustenta que alguns dos serviços publicitários que caberiam à empresa foram realizados por outros prestadores, o que ensejava a suspeita sobre desvio de recursos.
Em dezembro, a Justiça Eleitoral já havia desaprovado as contas da campanha e mandou devolver R$ 2,8 milhões aos cofres públicos. Na ocasião, com base em análise técnica, foram apontadas irregularidades que iam desde omissão de receitas e despesas a contratos sem comprovação de efetiva execução.
Em sua ação, o PDT também aponta que a campanha do prefeito disseminou notícias falsas deliberadamente durante a corrida eleitoral, constituindo “um verdadeiro ecossistema de difusão de desinformação dolosa, mediante uso de redes sociais e fake news”. Durante o pleito de 2024, a chapa de Brunini respondeu por ao menos 81 representações por desinformação.