The news is by your side.

PDT entra com ação para cassar mandato de Abilio

0

 

O PDT entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para cassar o mandato de Abilio Brunini (PL) à frente da prefeitura de Cuiabá por suposto abuso de poder econômico e dos meios de comunicação. Entre as irregularidades denunciadas, estão possível prática de caixa dois e divulgação em massa de notícias falsas. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Um dos alvos do partido é a contratação da empresa T2 Comunicação, Vídeo e Produções Ltda com recursos do fundo eleitoral. Segundo a legenda, as notas fiscais carecem de elementos mínimos para detalhar os serviços prestados, que totalizaram R$ 2,18 milhões, cerca de 20% das despesas da campanha de Brunini. A sigla ainda sustenta que alguns dos serviços publicitários que caberiam à empresa foram realizados por outros prestadores, o que ensejava a suspeita sobre desvio de recursos.

Em dezembro, a Justiça Eleitoral já havia desaprovado as contas da campanha e mandou devolver R$ 2,8 milhões aos cofres públicos. Na ocasião, com base em análise técnica, foram apontadas irregularidades que iam desde omissão de receitas e despesas a contratos sem comprovação de efetiva execução.

Em sua ação, o PDT também aponta que a campanha do prefeito disseminou notícias falsas deliberadamente durante a corrida eleitoral, constituindo “um verdadeiro ecossistema de difusão de desinformação dolosa, mediante uso de redes sociais e fake news”. Durante o pleito de 2024, a chapa de Brunini respondeu por ao menos 81 representações por desinformação.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação