The news is by your side.

Cuiabá decreta situação de emergência após alta de quase 2.000% nos casos de chikungunya

0

Da Redação

 

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) decretou na manhã desta quinta-feira (23) situação de emergência no âmbito da saúde pública diante do aumento de casos de arboviroses – dengue e chikungunya – que, em 20 dias, cresceram em 204,5% e 1.913,3% respectivamente.

O decreto municipal leva em consideração os dados do Boletim Epidemiológico entre 29 de dezembro de 2024 e 18 de janeiro deste ano. Dessa forma, a situação de emergência autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para combater o aumento das arboviroses, em especial, no diz respeito a aquisição pública de medicamentos e insumos.

Será montado um Comitê de Operações Emergenciais articulado pela Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelo monitoramento e gestão da situação de emergência e na tomada de decisão de todas as medidas necessárias.

Nesse período, ficam suspensos os agendamentos de consultas em unidades básicas de saúde, sendo priorizadas as demandas espontâneas. Ainda conforme o documento, durante a vigência do decreto, não será necessária a renovação de receita para acesso a medicamentos de uso contínuo.

“A partir da entrada em vigor do presente decreto, ficam suspensos os agendamentos de consultas em Unidade Básica de Saúde, sendo priorizadas demandas espontâneas. Fica assegurada a oferta de medicamentos de uso contínuo aos munícipes que deles fazem uso, sem a necessidade de renovação de receita, excetuando-se os medicamentos de uso controlado”, diz trecho do decreto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação