Pesquisa Datafolha publicada nesta sexta (14), mostra que a aprovação do presidente Lula desabou de 35% para 24% em apenas dois meses, em meio ao fracasso fiscal e econômico produzido neste terceiro mandato do petista no Palácio do Planalto.
Dentro os entrevistados, apenas 24% consideram a gestão ótimo ou bom, enquanto 41% entendem a administração petista como ruim ou péssima. Para 32% dos participantes, o governo Lula é regular. Segundo o Datafolha, trata-se da pior avaliação de Lula em seus 3 mandatos.
Antes, a menor taxa de avaliação positiva havia sido registrada em outubro e dezembro de 2005, com 28%. O governo lidava à época com o Mensalão – escândalo de corrupção que revelou pagamentos mensais de propinas a parlamentares brasileiros em troca de apoio ao governo Lula e ao PT. Já a maior taxa de avaliação negativa era a de dezembro de 2024, com 34%.
O Datafolha entrevistou 2.007 eleitores em 113 cidades do Brasil de 10 a 11 de fevereiro de 2025. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.