Da Redação
Em reunião realizada na sexta-feira (14) na sede das Promotorias de Justiça da Capital, a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, titular da 17ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística de Cuiabá, apresentou ao atual secretário municipal de Obras de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, o projeto de drenagem e esgotamento a ser implantado no ano de 2025 em Cuiabá. Também participaram do encontro representantes da concessionária de água e esgoto do município, Águas Cuiabá.
O projeto, com início das obras previsto para março deste ano, tem o objetivo de aprimorar o complexo de drenagem da Bacia do Córrego da Prainha. “Melhorando o sistema de drenagem, conseguiremos resolver o problema de alagamentos recorrentes na região central da cidade, especialmente na Avenida da Prainha (Avenida Tenente Coronel Duarte)”, afirmou Maria Fernanda Corrêa da Costa.
Estão previstas também obras para a coleta do esgoto sanitário em toda a microbacia do Córrego Prainha, desde o Porto até a região central, incluindo o Centro Norte, o Centro Histórico, o Centro Sul, Baú, Bandeirantes, até chegar na Avenida Miguel Sutil, no bairro Araés.
O secretário municipal de Obras de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, ressaltou a importância da parceria do Ministério Público com o Município de Cuiabá.
“A parceria do MP com o município é importante para nós, por quê? Porque ajuda na administração, ajuda nas decisões que o município toma. E essa reunião de hoje é mais um passo dessa parceria, trazendo a Águas Cuiabá para apresentar esse projeto de melhoria das galerias de água pluvial e esgoto ali no centro da cidade, para diminuir os alagamentos que acontecem na região central, principalmente na Prainha, próximo à Isaac Póvoas. Nós já temos um histórico de trabalhos que realizamos em conjunto com o Ministério Público, como algumas praças na cidade que são resultado dessa parceria”, destacou o secretário.
De acordo com Elson Yudi Yamamoto, gerente de obras e engenharia da Concessionária Águas Cuiabá, o investimento nas obras será de aproximadamente R$ 41 milhões.
“O projeto é a implantação do sistema unitário de drenagem e esgotamento sanitário da Bacia do Córrego da Prainha, que abrange desde a região do Porto até a Avenida Miguel Sutil, no bairro Araés. A Águas Cuiabá irá investir aproximadamente R$ 41 milhões, em 2025, para a implantação de rede coletora de esgoto, implantação de drenagem – que são os reforços de rede de drenagem -, revitalização e implantação de bocas de lobo, além de toda a limpeza e desobstrução da região. Iniciaremos esse projeto no próximo mês, e ele se estende até dezembro de 2025”, declarou Elson.