The news is by your side.

Colgate reverte interdição da Anvisa e creme dental Total Clean Mint volta a ser vendido

0

Da Redação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na última sexta-feira (28) a interdição da comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint. A medida da agência, tomada após a ocorrência de um “número significativo de efeitos indesejáveis”, conforme o órgão, ocorreu na última quinta-feira (27). A ação fez parte de uma medida de fiscalização para reduzir potenciais riscos associados ao produto.

Em nota divulgada na sexta-feira (28), a agência afirmou que a suspensão da interdição ocorre devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa. O caso seguirá os trâmites administrativos para uma decisão definitiva sobre a segurança do creme dental.

“A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado a exposição ao produto. Porém, essa interdição está suspensa devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa e que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa”, informou a agência em comunicado publicado no site oficial.

A nova fórmula do creme dental Colgate Total 12 Clean Mint, lançada em 2024, contém o fluoreto de estanho, diferentemente da versão anterior, que utilizava fluoreto de sódio. A substância é conhecida por sua alta capacidade antibacteriana. Neste ano, a Anvisa recebeu, até o último dia 19, oito notificações relatando 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da Colgate.

A empresa afirmou que produtos e seus componentes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo” e que “nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento”, além de “testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação