EFE
Nesta sexta-feira (28), o empresário Elon Musk anunciou a venda da rede social X (ex-Twitter) à sua empresa de inteligência artificial (IA) xAI, por meio de uma operação de compra de ações, com o objetivo de combinar seus dados, capacidades e recursos.
“Essa combinação vai desbloquear um imenso potencial ao misturar as capacidades avançadas de IA e o conhecimento da xAI com o alcance massivo do X”, disse o empresário na rede social.
Ele ressaltou que busca construir uma plataforma que “acelere o progresso humano”.
Musk explicou que a xAI comprou o X em uma transação que avalia a primeira em 80 bilhões de dólares e a segunda em 33 bilhões de dólares, já que subtrai 12 bilhões de dólares em dívidas do preço que pagou para adquirir a rede social, antes conhecida como Twitter, em 2022.
“Os futuros da xAI e do X estão entrelaçados. Hoje, demos oficialmente o passo para combinar dados, modelos, computação, distribuição e talento”, explicou.
Musk, que continua sendo o homem mais rico do mundo apesar dos altos e baixos de sua fortuna, acrescentou que a “empresa combinada oferecerá experiências mais inteligentes e significativas” e prometeu manter sua “missão de buscar a verdade e promover o conhecimento”.
O bilionário, que também chefia o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) no governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a xAI, nos dois anos desde sua criação, tornou-se um dos “principais laboratórios de IA do mundo”, enquanto o X, nesse período, melhorou sua eficiência e alcançou grande potencial de crescimento.
A venda do X para a xAI por Musk ocorre depois que ele admitiu recentemente em uma entrevista que estava encontrando dificuldades para realizar suas ambições empresariais como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Até o momento, a adição do X à xAI não resultou em nenhuma mudança na rede social, que já oferecia o chatbot Grok da xAI, e Musk não detalhou se haverá alguma mudança para os usuários.
Musk comprou o Twitter em outubro de 2022 – antes de rebatizá-lo de X – por cerca de 45 bilhões de dólares e, embora o valor de 33 bilhões de dólares anunciado nesta sexta-feira seja uma redução, contradiz a forte queda de valor estimada por algumas instituições financeiras em vista das mudanças que sofreu.