The news is by your side.

Musk vende o X para sua empresa de inteligência artificial xAI

0

EFE

 

Nesta sexta-feira (28), o empresário Elon Musk anunciou a venda da rede social X (ex-Twitter) à sua empresa de inteligência artificial (IA) xAI, por meio de uma operação de compra de ações, com o objetivo de combinar seus dados, capacidades e recursos.

“Essa combinação vai desbloquear um imenso potencial ao misturar as capacidades avançadas de IA e o conhecimento da xAI com o alcance massivo do X”, disse o empresário na rede social.

Ele ressaltou que busca construir uma plataforma que “acelere o progresso humano”.

Musk explicou que a xAI comprou o X em uma transação que avalia a primeira em 80 bilhões de dólares e a segunda em 33 bilhões de dólares, já que subtrai 12 bilhões de dólares em dívidas do preço que pagou para adquirir a rede social, antes conhecida como Twitter, em 2022.

“Os futuros da xAI e do X estão entrelaçados. Hoje, demos oficialmente o passo para combinar dados, modelos, computação, distribuição e talento”, explicou.

Musk, que continua sendo o homem mais rico do mundo apesar dos altos e baixos de sua fortuna, acrescentou que a “empresa combinada oferecerá experiências mais inteligentes e significativas” e prometeu manter sua “missão de buscar a verdade e promover o conhecimento”.

O bilionário, que também chefia o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) no governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a xAI, nos dois anos desde sua criação, tornou-se um dos “principais laboratórios de IA do mundo”, enquanto o X, nesse período, melhorou sua eficiência e alcançou grande potencial de crescimento.

A venda do X para a xAI por Musk ocorre depois que ele admitiu recentemente em uma entrevista que estava encontrando dificuldades para realizar suas ambições empresariais como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Até o momento, a adição do X à xAI não resultou em nenhuma mudança na rede social, que já oferecia o chatbot Grok da xAI, e Musk não detalhou se haverá alguma mudança para os usuários.

Musk comprou o Twitter em outubro de 2022 – antes de rebatizá-lo de X – por cerca de 45 bilhões de dólares e, embora o valor de 33 bilhões de dólares anunciado nesta sexta-feira seja uma redução, contradiz a forte queda de valor estimada por algumas instituições financeiras em vista das mudanças que sofreu.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação