The news is by your side.

Deputados liberam mercadinhos em cadeias de MT; Governo vai acionar TJ contra decisão

0

Da Redação

 

Por 13 votos a favor e 10 contra, os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Mauro Mendes (União) que proibia o funcionamento de mercadinhos nos presídios de Mato Grosso. A votação foi realizada em sessão nesta quarta-feira (9).

Por meio de nota, o governador Mauro Mendes (União) anunciou que vai acionar a Justiça contra a decisão.

“Sobre a decisão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso de derrubar o veto do Governo e liberar o funcionamento dos mercadinhos nos presídios do estado informamos que:

– O Governo irá judicializar a decisão por não concordar com as regalias nos presídios, pois os mercadinhos ofereciam produtos supérfluos como Nutella, chocolates, bombons, sorvetes, açaí, entre tantos outros”, diz o comunicado.

Em janeiro, quando proibiu o funcionamento de comércio em penitenciárias, Mauro Mendes destacou que a prática fortalecia o crime organizado, que acabava lucrando com os mercadinhos.

Um relatório feito pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso,  aponta que os mercadinhos instalados em cinco penitenciárias do estado tiveram um lucro estimado em R$ 2,9 milhões no ano de 2024 com a venda de itens de higiene pessoal e alimentação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação