O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou, nesta segunda-feira (14), um pedido de urgência para o projeto de lei que prevê anistia aos presos do 8 de janeiro. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu 264 assinaturas. A ideia é dar celeridade à tramitação da proposição na Casa, levando o texto direto ao plenário, sem que tenha de passar pelas comissões.
“Acabo de protocolar o requerimento de urgência do PL da Anistia com 264 assinaturas. Diante da pressão covarde do governo para retirada de apoios, antecipei a estratégia. Agora está registrado e público: ninguém será pego de surpresa. Anistia já!”, declarou Sóstenes.
Posteriormente, Sóstenes informou que duas das assinaturas haviam sido invalidadas pela Câmara, totalizando assim 262, ainda assim mais que o mínimo necessário para garantir sua eventual aprovação, 257 votos. O líder do PL deve pedir que o requerimento entre na pauta de votação da Câmara na próxima semana. A expectativa da oposição é de que, com isso, o projeto seja votado até o fim do mesmo mês.