Um informativo elaborado pela Secretaria de Educação da prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, enviado às escolas públicas do ensino infantil e fundamental na terça-feira (15), orientava professores a evitar referências a elementos da fé cristã nas atividades voltadas à Páscoa.
“Evitem-se atividades que façam referência direta a elementos próprios da fé cristã, como a crucificação, a ressurreição ou celebrações litúrgicas. Tais conteúdos pertencem ao âmbito da religiosidade particular e não devem compor o planejamento pedagógico de uma instituição pública de ensino”, diz o comunicado. Segundo o documento, as atividades voltadas à Páscoa deveriam “priorizar valores universais, como partilha, solidariedade, amizade, respeito e afeto”.
Após forte reação de familiares de alunos e políticos do município, o prefeito, Coronel Dimas (Republicanos), publicou um vídeo afirmando que o documento foi feito “de forma errônea”. Também aproveitou para se solidarizar com a secretária de Educação, Suelene Marcondes de Souza Faria, autora do informativo. Segundo ele, a servidora estaria sendo alvo de “intensas críticas”.