The news is by your side.

Deputado aciona PGR contra asilo a Nadine Heredia

0

 

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para pedir uma investigação sobre a legalidade do asilo diplomático à Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, esposa do ex-presidente Ollanta Humala. Ela pediu o benefício ao Brasil após ter sido condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro no escândalo envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht.

No ofício, encaminhado ao procurador-geral Paulo Gonet, o deputado pede que seja apurada a legalidade da proteção e que, se constatadas irregularidades, “seja promovida a responsabilização civil, administrativa ou criminal dos agentes públicos envolvidos, além da eventual revogação do asilo político concedido em desconformidade com a ordem jurídica brasileira”.

O parlamentar afirma que dar esse benefício para condenados por crimes comuns de natureza grave, como a lavagem de dinheiro, “levanta dúvidas quanto à legalidade e legitimidade do ato administrativo, sobretudo diante da legislação interna e dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate à corrupção transnacional”.

“O Brasil não pode se transformar em refugio de corruptos. Dar asilo à mulher de um ex-presidente condenado no Peru é passar recibo de conivência com o crime. É um péssimo recado ao mundo. Não iremos tolerar isso”, declarou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação