The news is by your side.

Sindicato de irmão de Lula é alvo da PF por fraudes no INSS

0

Da Redação

 

O Sindnapi/FS (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical) se tornou alvo da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (23). José Ferreira da Silva, mais conhecido como Frei Chico é vice-presidente da associação e também irmão do presidente Lula (PT).

O Sindnapi/FS está entre os suspensos pela Controladoria Geral da União (CGU) de forma administrativa e pode responder criminalmente pelas fraudes. Em 2024, o sindicato do irmão de Lula recebeu, aproximadamente, R$ 77,1 milhões em contribuições.

A operação da PF investiga o desvio de contribuição sindical não autorizada de aposentados e pensionistas, com a utilização de falsificação de assinaturas de beneficiários entre outros crimes. No total, R$ 6,3 bilhões podem ter sido desviados ilegalmente por pelo menos 11 sindicatos.

São eles: Ambex (2017); Sindinap/FS (2014); AAPB (2021); AAPEN (anteriormente denominada ABSP) (2023); Contag (1994); AAPPS Universo (2022); Unaspub (2022); Conafer (2017); APDAP Prev (anteriormente denominada Acolher) (2022); ABCB/Amar Brasil (2022); CAAP (2022).

De acordo com relatório da CGU, 76,9% dos descontos realizados por essa entidade não foram autorizados pelos beneficiários, segundo levantamento com base em entrevistas com 1.300 aposentados.

Esta foi a primeira fase da investigação que se tornou pública com a operação. Com as apreensões de celulares e computadores, outras fases devem detalhar a participação de cada responsável pelas fraudes.

O Sindnapi/FS diz que apoia a investigação, mas não comenta acusações. Em nota, o sindicato disse que “investir em uma investigação detalhada também serve para fortalecer a credibilidade das instituições que, como o Sindnapi, buscam dar apoio e garantir os direitos dos aposentados, pensionistas e idosos”.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação