The news is by your side.

Carro atropela multidão e deixa ao menos 9 mortos no Canadá

0

CNN

 

Um motorista dirigiu contra uma multidão em um festival de rua que celebrava a herança filipina em Vancouver, Canadá, na noite desábado (26), matando ao menos nove pessoas e ferindo diversas, informaram autoridades.

Alguns dos presentes no evento ajudaram a prender o suspeito no local. Ele é um homem de 30 anos da própria cidade, segundo comunicado da polícia.

Nenhum motivo foi divulgado até o momento, embora a polícia tenha afirmado estar “confiante” de que não se tratou de um ato de terrorismo.

Autoridades canadenses investigam se problemas de saúde mental podem ter influenciado o crime, explicou uma fonte policial informada sobre a investigação à CNN.

“Por volta das 20h14 do dia 26 de abril, um homem atropelou uma grande multidão que participava do Festival do Dia de Lapu Lapu, perto da Avenida 43 Leste e da Rua Fraser. Um suspeito de 30 anos, homem de Vancouver, foi preso no local”, informou um comunicado da polícia.

O suspeito era conhecido da polícia “em certas circunstâncias”, relatou o chefe interino da Polícia de Vancouver, Steve Rai, a repórteres em uma coletiva de imprensa neste domingo (27).

Ele se recusou a dar mais detalhes, como se o homem tinha antecedentes criminais.

No entanto, a autoridade afirmou que o suspeito agiu sozinho, confirmando que havia “um suspeito, um veículo”.

A investigação, liderada pela Seção de Crimes Graves do Departamento de Polícia de Vancouver, está em andamento e os policiais pediram ao público que os contate com qualquer informação sobre o caso.

Vídeos dos organizadores do evento no Instagram mostraram danças culturais animadas e apresentações musicais ao longo do dia, com diversos food trucks e barracas de mercado espalhados pelos dois lados da rua.

Muitas famílias com crianças pequenas estavam entre os participantes.

“Zona de guerra”

Testemunhas oculares que compareceram ao festival de rua descreveram cenas de caos.

“É algo que você não espera ver na vida”, contou Kris Pangilinan, jornalista de Toronto, à emissora pública canadense CBC.

“[O motorista] simplesmente pisou fundo no acelerador e atropelou centenas de pessoas. Foi como ver uma bola de boliche sendo rebatida — todos os pinos de boliche e todos os pinos voando para o alto.”

Ele continuou: “Era como uma zona de guerra… Havia corpos por todo o chão.”

Imagens gravadas logo após o atropelamento e geolocalizadas pela CNN mostraram uma rua arborizada com barracas de comida nos dois lados, coberta de escombros.

Várias pessoas podiam ser vistas no chão enquanto socorristas trabalhavam para prestar socorro médico.

Sirenes podiam ser ouvidas à distância enquanto autoridades pediam às pessoas que mantivessem a área limpa.

Um SUV preto com a frente amassada estava parado no meio da rua com a porta do motorista aberta enquanto um policial inspecionava o veículo.

Os organizadores do festival de rua, um grupo comunitário chamado Filipino BC, escreveram um comunicado no Instagram: “Ainda estamos encontrando palavras para expressar a profunda dor causada por esta tragédia sem sentido. Estamos devastados pelas famílias e vítimas.”

O primeiro-ministro Mark Carney lamentou os mortos e feridos, chamando o atropelamento de “horrível” em uma declaração no X.

“Ofereço minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto com vocês”, escreveu.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação