Mais uma qualidade e maior humanização na atenção à saúde urbana por meio do Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG). O prefeito Kalil Baracat definiu assim a parceria de mais de 30 anos de uma instituição pública com o Hospital Sírio Libanês, um dos mais respeitados do Brasil e referência no atendimento especialistas em São Paulo.
A atenção terciária à saúde em Várzea Grande está dando um salto de qualidade com o ingresso da maior unidade de referência na saúde de Várzea Grande, no projeto “Lean nas Emergências”, do Hospital Sírio-Libanês, que foi apresentado quanto ao cronograma, a metodologia e os objetivos à equipe do hospital e pronto socorro, bem como ao prefeito Kalil Baracat.
De acordo com a consultora do projeto ‘Lean nas Emergências’, Luciana Sanchez, o intuito é reduzir a superlotação, com um menor tempo de atendimento e de internação dos pacientes, melhorando os processos gerenciais e assistenciais, por meio da metodologia Lean de qualidade da gestão, envolvendo toda a equipe do hospital. “Isso começa com um levantamento inicial, que é a etapa que estamos fazendo de demanda e capacidade para ter o diagnóstico inicial”, explica.
Na fase de implementação, haverá visitas presenciais de dois consultores do Hospital Sírio-Libanês a cada 15 dias no Hospital Pronto Socorro e com acompanhamento remoto a cada semana. Posteriormente, será feito o monitoramento ao longo de 5 meses para entrega de planos de ação. “Temos ótimos resultados desse projeto, que é feito em parceria com o Ministério da Saúde, através do PROADI-SUS. Já implantamos em mais de 130 hospitais do Brasil, sendo que entre 2020 e 2023, nosso alcance será de mais 100 hospitais”, afirma Sanchez.
Oito servidores do Pronto Socorro serão capacitados em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, e serão os multiplicadores dos conhecimentos com os demais profissionais dos diversos setores da unidade.
O prefeito Kalil Baracat agradeceu a parceria com o Hospital Sírio-Libanês e destacou que o projeto resultará na melhoria do atendimento aos usuários. “É importante que a população receba uma saúde de qualidade e tenha esse fluxo implementado. Eu fico muito satisfeito e feliz que a nossa administração tem conseguido ganhos e parcerias
importantes. Só temos a agradecer e aperfeiçoar cada vez mais. Como foi apresentado aqui, o resultado é a melhorar assistência ao paciente na ponta”.
Conforme o prefeito, o avanço se deve aos investimentos que a Prefeitura tem realizado na Saúde e à dedicação dos servidores. “Essa conquista se deve aos investimentos e ao trabalho que temos feito dentro do Pronto Socorro, até porque a Saúde é constitucional e temos investido muito. Parabéns a todos os colaboradores da Saúde municipal, que fazem um grande trabalho.
Isso é fruto do esforço e dedicação de cada um”, elogiou.
Ele frisou ainda para 2023, a entrega de novas alas de atendimento especializado, com uma nova UTI e novos Leitos Semi-intensivos no Hospital Pronto Socorro Municipal que foi a primeira unidade a funcionar 24 horas todos os dias, pelo SUS e sem custos para a população. “E vamos avançar mais ainda na área de saúde como em todas as demais áreas da administração municipal, sempre primando pelo atendimento eficiente e célere para todos que nos procuram”, explicou Kalil Baracat.
Para o diretor clínico do HPSMVG, Waldirson Coelho, a busca por mais conhecimento para melhoria dos procedimentos internos é de suma importância. “O Pronto Socorro já vem fazendo capacitações há alguns
anos. Primeiramente tivemos com o Hospital Osvaldo Cruz e agora temos o privilégio de sermos selecionados para este outro projeto do Sírio-Libanês e do PROADI-SUS para melhorar os processos, diminuir o tempo de atendimento, melhorar o atendimento dos pacientes, capacitar todo o fluxo de leitos e diminuir superlotação. Temos que trazer esse modelo para cá porque são processos que já foram implantados em outros hospitais e funcionam bem”, afirma.
O diretor do Pronto Socorro, Nei Provenzano, destaca que a unidade tem avançado em sua estrutura e na qualidade dos serviços prestados na atual gestão municipal. “É muito gratificante fazer parte de um projeto do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês pois significa que nós estamos evoluindo, fazendo a coisa correta. Fomos selecionados entre vários hospitais a nível nacional para fazer parte deste projeto.
Também estamos indo para o segundo ano da nossa residência médica, com 8 alunos, tudo isto porque estamos fazendo o dever de casa. O prefeito está sendo muito participativo e está nos dando as condições de sermos reconhecidos, dando o suporte para a gente evoluir na assistência SUS para os nossos cidadãos várzea-grandenses e mato-grossenses”, avalia.
Lean nas Emergências.
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que tem dentre os parceiros o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Hospital Sírio-Libanês.