Da Redação
O deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) apresentou um projeto para proibir o uso da bandeira do Brasil em manifestações que apresentem algum tipo de cunho político-eleitoral. De acordo com o site Metrópoles, a ideia de Macedo é proibir o uso de símbolos nacionais, como a bandeira e o hino nacional, em “propaganda com fins políticos, eleitorais e partidários”.
No texto, apresentado à Câmara como PL 2749/2022, o deputado diz que “a bandeira nacional, sem dúvida, tem posição de destaque garantida dentre os símbolos da pátria. O estandarte verde-amarelo é o grande símbolo da integridade nacional, um dos valores mais caros à Nação. Preservá-lo é dever não só do estado, mas de todos nós”.
Tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Macedo também faz parte da equipe de transição de Lula. Ele afirma que “o escopo desta proposição é poupar a Bandeira Nacional – e os demais símbolos nacionais – da banalização, do desgaste desnecessário, do uso pelas frações políticas, o qual pode mesmo fazer do símbolo de união signo de divisão”.
Para o petista, “determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas” durante as eleções, e “até mesmo para fazer apologia ao nazismo”.
O projeto pode proibir a utilização da bandeira em atos a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Também pode impedir que o próprio presidente utilize a bandeira em suas propagandas políticas.