Da Redação
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9), anunciou os futuros ministros que vão comandar os respectivos ministérios a partir de janeiro de 2023. São eles: Fernando Haddad (PT) na Fazenda, Rui Costa (PT) na Casa Civil, Flávio Dino (PSB) na Justiça, José Múcio Monteiro na Defesa e Mauro Vieira nas Relações Exteriores.
O Ministério da Economia deve ser desmembrado em três: além de Fazenda, cujo titular será Haddad, serão recriados os Ministérios do Planejamento e Indústria, Comércio e Serviços.
Lula anunciou que o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, um civil, vai comandar o Ministério da Defesa a partir de janeiro de 2023. Ele foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais entre 2007 e 2009, durante o segundo mandato de Lula na Presidência da República.
Os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, serão os oficiais mais antigos de cada Força, como prevê a tradição militar. Nesse caso, o general Julio Cesar de Arruda será o novo comandante do Exército, o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire será o novo comandante da Marinha e o brigadeiro Marcelo Damasceno será o novo comandante da Aeronáutica.