Uma equipe formada pelo Cirurgião Oncológico Lucas Bertolin e os Cirurgiões Eduardo Marques, Marcos Albeny e Rodolfo Borges realizou uma cirurgia de retirada de câncer no peritônio, procedimento inédito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A cirurgia citorredutora e a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica foram promovidas no Hospital Santa Casa de Rondonópolis.
O pseudomixoma peritoneal é um tipo de câncer muito raro que costuma começar no apêndice, intestino ou nos ovários. Esse é um tumor raro, com uma taxa de 1 caso para cada 1 milhão de habitantes a cada ano.
A cirurgia de citorredução é a retirada de todo o peritônio, que é a membrana serosa que recobre as paredes do abdômen e a superfície dos órgãos digestivos. Na mesma cirurgia são retirados ainda tumores visíveis e aplicada a quimioterapia intra-abdominal em altas temperaturas.
“É uma cirurgia desafiadora e de alta complexidade, levando em média de 8 a 12 horas de procedimento. O objetivo é a cura ou aumentar a sobrevida do paciente. Essa cirurgia, atualmente, só é realizada em grandes centros, então é um grande avanço para nosso estado”, aponta Lucas Bertolin.
Vídeo