The news is by your side.

TSE apura supostos ‘ataques’ de Bolsonaro e aliados às eleições

0

Da Redação

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, aceitou, nesta quarta-feira (14), duas denúncias do Partido dos Trabalhadores (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e oito aliados. Eles são suspeitos de utilizar as redes sociais para “desacreditar” o sistema eleitoral brasileiro.

“Os investigados usam as redes sociais para propagar a narrativa de que o sistema eleitoral brasileiro seria inseguro e manipulável, alcançando milhares de seguidores, de modo a exercer uma dominação do território virtual, através da manutenção dos seus vínculos, para amplificar o alcance da desinformação e violar a liberdade de pensamento, opinião e voto livre e consciente das pessoas”, diz trecho da ação.

Também tornaram-se alvo das investigações o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), os deputados eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG), o senador eleito Magno Malta (PL-ES) e o candidato à Vice-Presidência da República, Braga Netto (PL-MG).

“As imputações envolvem também o desvio de finalidade no exercício das funções do presidente da República e de cargos parlamentares, que teriam se aproveitado de sua enorme capacidade de influência na redes sociais para ferir a isonomia, a normalidade eleitoral e a legitimidade do pleito”, sustentou Gonçalves.

Na segunda ação, o TSE investigará se Bolsonaro e Braga Netto cometeram abuso de poder político e econômico, “valendo-se da máquina pública, para otimizar programas sociais” e angariar votos.

“São citadas, entre outras medidas supostamente exploradas para finalidades eleitoreiras: a antecipação da transferência do benefício do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás; o aumento do número de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil; a antecipação de pagamento de auxílio a caminhoneiros e taxistas”, diz o documento.

Os acusados têm cinco dias para apresentar seus argumentos contra as acusações descritas nas duas ações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação