Sapezal abrirá creches durante recesso escolar; medida garantirá segurança alimentar e recreação às crianças
Da Redação
O Município de Sapezal dará continuidade ao funcionamento de creches (CMEI) durante o recesso escolar. A regulamentação virá por meio da Secretaria Municipal de Educação, a qual elaborou a Instrução Normativa nº006/2022.
Para que os alunos frequentem as unidades escolares durante o recesso, os pais ou responsáveis deverão comprovar que estão empregados e trabalhando; ser pai ou mãe solo; e passar por uma análise de real necessidade realizada pela equipe multidisciplinar.
A ideia surgiu em 2021, com a Indicação Legislativa nº 076/2021, da vereadora Zildinei Panta Pereira (PL), que trouxe o arcabouço normativo do Conselho Nacional da Educação. A vereadora destacou as consequências econômicas para as famílias, principalmente para as mulheres, que no período de recesso escolar contratam cuidadores, comprometendo a renda familiar, ou muitas vezes abandonam os empregos.
Outro aspecto importante é a segurança alimentar para crianças de famílias com baixa renda, pois muitas tem como principal refeição a que recebem na creche.
O funcionamento em período de recesso também permite a manutenção de empregos dos funcionários celetistas do município de Sapezal, os quais, geralmente, são dispensados no período de recesso.
A primeira creche a funcionar em período de recesso foi a CMEI Irene Thomáz Schneider, do dia 16 de dezembro de 2021 até 19 de Janeiro de 2022. Em 2022, a CMEI Raquel Mochi, localizada em um bairro popular no município de Sapezal, também atenderá durante o recesso escolar, ofertando mais de 100 (cem) vagas, cujos resultados sociais serão avaliados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.