The news is by your side.

Conselho Municipal de Saúde emite carta aberta contra a intervenção na Saúde de Cuiabá

0

Da Redação

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá emitiu uma carta aberta na quinta-feira (22), se manifestando contra a intervenção na Saúde do Município de Cuiabá.

Dentre os pontos destacados, o Conselho Municipal de Saúde ressaltou a falta de organização e regionalização dos serviços de saúde por parte do Estado, ocasionando a migração de pacientes de municípios do interior para a capital em busca de tratamento, fato que sobrecarrega o município de Cuiabá. Enfatizou ainda que o momento é de discutir Políticas Públicas de Saúde e Não Políticas Partidárias.

A carta aberta destacou como era o Antigo Pronto Socorro de Cuiabá e as dificuldades enfrentadas pelo município para aquisição de insumos e medicamentos. Em decorrência da pandemia, o mercado farmacêutico não conseguiu suprir as demandas dos municípios, com falta de matéria-prima e aumento dos preços. Além de lembrar que o SUS é tripartite e cada ente deve assumir a sua responsabilidade (Governo Federal, Governo Estadual e Município).

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Garcia, o Conselho não encontrou motivos concretos para a intervenção na Saúde de Cuiabá.

“O Conselho atua na elaboração de proposituras para a melhoria dos serviços públicos de saúde. Verificamos “in Loco” as unidades de saúde e apresentamos para a Prefeitura as nossas proposituras em prol dos usuários do SUS. Sempre obtivemos respostas dos nossos questionamentos. Sabemos que em outros municípios e estados têm gestões que não dão a mínima para as proposituras apresentadas pelos Conselhos, diferente da administração municipal de Cuiabá. Somos um Conselho atuante, sem lado partidário, e sempre buscamos não só apresentar problemas, mas sim ajudar na resolutividade”, pontuou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação