The news is by your side.

Prefeitura de Cuiabá entra com novo recurso no STJ para derrubar intervenção na Saúde

0

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá entrou nesta quinta-feira (5), com um novo recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a decisão do desembargador Orlando Perri, que determinou a intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde.

Na última terça-feira (3), o procurador-geral-adjunto Allison Akerley da Silva pediu a desistência do primeiro recurso, que foi homologado pela presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Lima.

No novo recurso, o procurador afirma que a Saúde não está um caos. Segundo ele, a decisão de Perri tira a autonomia do município garantida pela Constituição Federal, lesando a “ordem pública administrativa”. Ressalta, ainda, que intervenção é uma medida aplicada em situações de “indisfarçável gravidade”, e mesmo tendo “muito a melhorar”, o município “vem desenvolvendo sua obrigação de prestar um serviço público de saúde de qualidade ao usuário do SUS”.

A intervenção

A intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá foi decretada no dia 28 de dezembro de 2022. pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Após a decisão, o governador Mauro Mendes (União) nomeou o procurador do Estado Hugo Felipe Lima como interventor.

A intervenção tem prazo de 180 dias, “salvo se houver motivos justificados e comprovados, que não advenham de desídia, incúria ou incompetência do interventor no afastamento da atual Secretária de Saúde”.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação