O deputado estadual do Rio Grande do Sul Edegar Pretto (PT) será o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), nesta quinta-feira (5). Pretto tem uma pública ligação como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Em entrevista ao jornal Correio do Povo, ao se referir ao MST, o futuro presidente da Conab asseverou que não vai negar suas raízes. “Eu nunca vou negar minha origem, Adão Pretto, meu pai, dedicou sua vida pelos homens e mulheres que fazem parte desses movimentos sociais, mas eu tenho o compromisso de governar para todos”, disse o petista.
A Conab, que até então fazia parte do Ministério da Agricultura, liderado por Carlos Fávaro (PSD), foi remanejada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, cujo titular é o petista Paulo Teixeira. A companhia atua na elaboração de pesquisas e estudos e tem a missão de fornecer informações atualizadas ao governo sobre a produção agrícola do país.