Da Redação
Duas mulheres e três crianças, vítimas de roubo com privação de liberdade ocorrido em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá), foram resgatadas na Bolívia e repatriadas ao Brasil, nesta quarta-feira (18), em uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso e Polícia Boliviana.
Após trabalho de estreitamento e cooperação realizado pela equipe de Vila Bela da Santíssima Trindade junto à Polícia Boliviana, as vítimas liberadas na cidade de San Matias (Bolívia) foram entregues à equipe da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), na comunidade de Corixa, na região de fronteira, em Cáceres.
O roubo com restrição de liberdade das vítimas ocorreu na madrugada de terça-feira (17), quando seis homens invadiram uma propriedade rural, na Comunidade Pé de Galinha, em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Na ação, os criminosos levaram uma caminhonete S-10, uma motocicleta e fizeram várias vítimas de reféns, entre elas três homens, duas mulheres e três crianças. Os homens foram liberados pelos suspeitos na cidade de Nova Lacerda, onde foram localizados pela Polícia Militar, sem camisa, pertences pessoais e documentos.
Imediatamente após a comunicação dos fatos, policiais civis de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Pontes e Lacerda, com apoio das equipes da Polícia Militar e Grupo Especial de Fronteira, iniciaram as diligências para apurar os fatos e localizar as vítimas que ainda estavam em poder dos criminosos.
Foram realizadas oitivas de testemunhas e outras diligências que perduraram durante toda terça-feira. Na manhã desta quarta-feira (18), a equipe da Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade recebeu informações de que as duas mulheres e três crianças haviam sido liberadas na cidade de San Matias, na Bolívia.
A partir da informação, o delegado de Vila Bela da Santíssima Trindade, João Paulo Berté, iniciou o trabalho de estreitamento e de cooperação com a Polícia Nacional Boliviana, principalmente no setor de San Mathias para repatriação das vítimas, que estavam sem documentos no país vizinho. Após conversa com a Polícia Boliviana, foi ajustada a entrega do grupo na Comunidade da Corixa na região de fronteira.
“A Polícia da Bolívia fez a documentação, trouxe as vítimas e as entregou para equipe da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), que ficará responsável por trazer as duas mulheres e as crianças de volta para Vila Bela da Santíssima Trindade”, disse o delegado.
As investigações seguem em andamento para identificar e prender os autores do crime.