A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse que também houve erros na área de segurança e inteligência no governo do presidente Lula (PT), no esquema de segurança para conter a invasão às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
“Todo o ônus veio para nós [do DF]. [Mas] Você tem falhas no GSI, do Palácio. Você tem falhas em vários locais. Falhas da própria inteligência de outros Poderes, entendeu? Então não aconteceu só conosco, aconteceu de forma generalizada. Mas quem foi mais penalizado com certeza foi o governo do DF”, afirmou a governadora em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira (9).
“O Palácio do Planalto dispensou todo mundo. As portas [foram] abertas. Isso não é responsabilidade da Polícia Militar. Mesmo com todo o vandalismo e a quebradeira que aconteceu, foi a Polícia Militar que restituiu os Poderes”, disse Celina, que saiu em defesa do governador Ibaneis Rocha (MDB), afirmando que “jamais passaria pela cabeça dele uma situação daquela”, e que “ele foi mal informado durante todo o processo que estava acontecendo”.