The news is by your side.

Câncer raro faz com que homem dos EUA desenvolva repentinamente um sotaque irlandês

0

 

Uma forma rara de câncer de próstata fez com que um homem de 50 anos repentinamente falasse com um sotaque que soava notavelmente como um sotaque irlandês; uma mudança radical que o acompanhou pelo resto de sua vida.

Na literatura médica, existem apenas dois outros relatos de câncer desencadeando a síndrome do sotaque estrangeiro (SAF). Este é o primeiro caso relacionado especificamente ao câncer de próstata.

FAS é um distúrbio de fala incomum que pode fazer com que uma pessoa comece a usar um sotaque ‘estrangeiro’ sem motivo conhecido, com a pronúncia mudando de maneiras que se assemelham – pelo menos superficialmente – à cadência de outro dialeto ou idioma.

A síndrome é mais comumente associada a acidentes vasculares cerebrais ou lesões cerebrais traumáticas. O caso mais famoso, por exemplo, é o de uma norueguesa em 1941, que sofreu um ferimento na cabeça durante o bombardeio de Oslo. Alguns meses depois, ela começou a falar com o que parecia ser um sotaque alemão.

Um exemplo mais recente chegou ao noticiário há apenas alguns anos, quando uma mulher do Arizona literalmente acordou falando como “Mary Poppins”. No caso dela, a causa não estava clara.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação