The news is by your side.

Parte do Sol se desprendeu e formou um vórtice. O que está acontecendo?

0

 

O material de um filamento de plasma em erupção da superfície do Sol se separou e pareceu formar um vórtice em forma de coroa sobre o polo norte solar. Uma análise mais aprofundada será necessária para determinar se isso é ou não o que realmente ocorreu.

Por enquanto, os cientistas estão dizendo que não viram nada parecido – e a filmagem em si é, sem dúvida, espetacular.

Nossa estrela está aumentando sua atividade, ficando mais turbulenta com manchas solares e atividade de explosões. Ele explodiu todos os dias este ano até agora e emitiu várias explosões de classe X e classe M em janeiro de 2023, a maior e a segunda maior erupção de que o Sol é capaz.

Isso não é nada para se alarmar. O Sol passa por ciclos de atividade a cada 11 anos ou mais, de relativamente calmo e pacífico a absolutamente indisciplinado.

Esses ciclos coincidem com as flutuações no campo magnético solar. Quando o campo magnético é mais fraco nos pólos, os pólos magnéticos do Sol trocam de lugar e a polaridade do campo magnético se inverte. É quando o Sol está mais ativo, conhecido como máximo solar.

Estamos bem na cúspide do máximo solar. Como o Sol é tão enigmático e difícil de prever, não sabemos exatamente quando a inversão de polaridade ocorrerá, mas conhecemos uma estimativa: as previsões atuais o colocam em julho de 2025.

Mas o ciclo atual também é um pouco estranho. Nem todos os ciclos solares são construídos da mesma forma; alguns são mais fortes, alguns são mais fracos. Os cientistas solares podem fazer previsões sobre a progressão do ciclo solar à frente, mas desde o início do ciclo atual, que começou em dezembro de 2019, a atividade do Sol superou significativamente as expectativas e continua a fazê-lo.

O físico solar Scott McIntosh, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA – que observa o Sol há décadas tentando entender seus ciclos – disse ao Space que nunca havia visto um “vórtice” como o que ocorreu quando um pedaço do proeminência se separou e foi lançada na atmosfera solar.

Teremos que esperar para descobrir mais sobre o estranho evento. Os cientistas estão, sem dúvida, analisando a riqueza de dados que temos de observatórios solares 24 horas por dia, então esperamos que a espera não seja muito longa. Como os pólos solares são difíceis de observar, as descobertas devem ser muito interessantes.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação