The news is by your side.

Sema-MT multa empresa em R$1 milhão por rompimento de barragem

0

Da Redação

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) aplicou multa de R$ 1 milhão, nesta sexta-feira (10), a uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) que possui reservatório de água em Lucas do Rio Verde. A autuação se deu em razão de danos ambientais provocados após o rompimento da barragem na última terça-feira (7).

A Sema vai notificar o empreendimento para apresentar defesa e comprovar se realizou manutenções preventivas e melhorias na estrutura, sob pena de ter a Licença de Operação (LO) suspensa.

Pela localização e por ser de pequeno porte, a vazão da água não apresenta riscos à população.

O rompimento e esvaziamento da barragem foram identificados por meio de imagens de satélite de alta resolução, utilizadas pela Sema para fiscalização. Após a detecção, foram iniciados os trâmites cabíveis para a apuração do ocorrido.

A Sema esclarece ainda que a autorização de barragem para aproveitamento hidrelétrico é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação