Após entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao programa Roda Viva, da TV Cultura, um vídeo com a participação do economista e escritor Roberto Campos, avô do presidente do BC, no mesmo programa viralizou nas redes sociais.
No vídeo de 1997, aos 80 anos, Campos Neto explicava, didaticamente, o que é a inflação.
“Não é alta de preços. Inflação é expansão monetária. Ou seja, não era responsabilidade dos empresários, mas do governo. Essa mentalidade antiempresarial deriva de uma definição errônea da inflação. O cruzado (moeda brasileira entre 1986 e 1989) treinou a população brasileira para acreditar que inflação é alta de preços. Não é. Alta de preços é o resultado. Inflação é a expansão monetária. E daí? E daí um número de consequências grandes surge. Se a inflação é alta de preços, então o culpado é o empresário, que faz a alta de preços. Mas se inflação é expansão monetária, então o culpado é o governo. Veja que a mudança da definição cria uma cultura antiempresarial”, afirmou.
A entrevista do Roberto Campos Neto de ontem me lembrou essa entrevista do avô dele, de 1991, que continua muito atual.
E pior que continuamos discutindo as mesmas coisas e presos na mesma mentalidade que ele critica aí. pic.twitter.com/PklYBrrzQy
— Renata Barreto (@renatajbarreto) February 14, 2023