O senador pelo Amazonas, Plínio Valério (PSDB) é autor de uma PEC em tramitação que fixa mandato de 8 anos para cargos no STF. Ele afirma que o Supremo Tribunal Federal “não é supremo em tudo”, e que é preciso levar o recado da população ao STF: “Vocês não são semideuses”.
“Primeiro, é preciso afastar a hipótese de retaliação aos atuais ministros. A PEC 16 é de 2019. Não há retaliação e a mudança só vai valer para os novos ministros. Dito isso, procurei levar um recado da população. Não pode um cidadão ser nomeado ministro e sair de lá apenas com 75 anos. É um recado da população: “Vocês não são semideuses”. Ministros não são semideuses, há tempo para entrar e sair. Não podem continuar agindo como deuses. É para dar um choque de realidade. O STF, ao contrário do que alguns ministros pensam, não é supremo em tudo”, disse Plínio em entrevista à Jovem Pan.
“Em 2019, eu já dizia: vamos frear o STF enquanto é tempo. Naquela época, era uma coisinha aqui, uma coisinha ali. Daí a Câmara permitiu o que aconteceu com o Daniel Silveira e a boiada inteira passou. Temos que mostrar que o Senado pode e deve fazer algo em relação ao Supremo. Deveriam colocar pelo menos um pedido de impeachment em pauta”, afirmou o senador.