Arqueólogos na China descobriram um vaso sanitário que provavelmente é um dos mais antigos já descobertos, informou a agência de notícias estatal da China na última quarta-feira (15).
Ao escavar dois grandes edifícios nas ruínas do palácio na cidade de Yueyang, os pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais ficaram surpresos ao fazer a descoberta.
Estima-se que o banheiro tenha entre 2.200 e 2.400 anos, desde o Período dos Reinos Combatentes até o início da Dinastia Han. A descoberta é intrigante, pois acredita-se que a invenção dos vasos sanitários modernos seja da Inglaterra vitoriana.
Fan Mingyang, especialista em design de ferramentas antigas, disse que o banheiro é “enganosamente avançado” por causa do sistema de drenagem de água usado nos dias modernos, segundo o jornal chinês Global Times.
Um vaso sanitário, outras peças quebradas e um cano que levava a uma fossa ao ar livre foram descobertos no verão passado. O “objeto de luxo” provavelmente teria sido usado apenas por membros de alto escalão do palácio encontrado na província chinesa de Shaanxi, disse Liu Rui, membro da equipe de escavação, ao China Daily.
Ele acrescentou que os empregados teriam que despejar água no vaso sanitário toda vez que fosse usado.
“É o primeiro e único banheiro com descarga já descoberto na China. Todos no local ficaram surpresos e então todos caímos na gargalhada”, disse Liu ao jornal.
A análise do solo ao redor também pode sugerir as dietas e hábitos alimentares dos povos antigos.
A maior escavação arqueológica no palácio agrega “grande valor ao estudo do layout das capitais” das dinastias antigas, disse o Instituto em um comunicado à imprensa.