The news is by your side.

Marinha do Brasil ignora pedido dos EUA e permite ancoragem de navios iranianos

0

Da Redação

 

A Marinha do Brasil permitiu a entrada de dois navios de guerra do Irã em portos brasileiros. Neste domingo (26), as embarcações Iris Makran e Iris Dena, que pertencentes à frota iraniana, receberam aval para atracar no porto do Rio de Janeiro, onde poderão ficar até o dia 4 de março.

O Chile teria negado pedido das embarcações para que parassem na costa do país.

Já a autorização da Marinha do Brasil foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (24), com assinatura do vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, vice-chefe do Estado-Maior da Armada. Segundo o texto, um eventual desembarque da tripulação estará sujeito “às normas sanitárias locais vigentes”, conforme as “condições epidemiológicas na ocasião da visita”.

A decisão ignorou um pedido feito pela embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Bagley. Há 10 dias, ela fez um apelo para que o governo brasileiro não permitisse que os dois navios de guerra iranianos atracassem no porto do Rio por financiarem o comércio de produtos ilegais e o terrorismo.

“Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar. Até o momento, não há nenhum outro país do hemisfério que tenha autorizado”, disse Bagley.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação