Da Redação
Várzea Grande implantou 100% de gratuidade no transporte coletivo para os alunos das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como da rede privada, desde que dentro do município. O prefeito Kalil Baracat, acompanhado pelos secretários municipais e outras autoridades, participaram da solenidade de implantação oficial do benefício.
A entrega simbólica de cartões de transporte, que vão permitir a gratuidade da passagem em coletivos para estudantes que moram e estudam na cidade, aconteceu nesta quarta-feira (8). No entanto, Kalil Baracat frisou que o benefício concedido com recursos públicos só terá validade caso os estudantes tenham regularidade na frequência escolar, entre outras exigências legais.
Várzea Grande trabalha com a expectativa de superar 12 mil estudantes da rede pública municipal de ensino beneficiados com o passe livre, sem contar os estudantes das redes Estadual, Federal e dos estabelecimentos particulares. Com o passe livre, todos os alunos cadastrados no sistema da MTU têm assegurados o deslocamento de casa até a escola e vice e versa, de forma gratuita.
“Sabemos o quanto o custo da passagem de ônibus pesa no orçamento das famílias. O passe livre é uma conquista que derivou de um esforço mútuo dentro do Executivo, quanto do Legislativo Municipal”, declarou o prefeito, durante a entrega simbólica dos cartões.
O passe livre foi um projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal, há quase 20 anos, de autoria do então vereador Charles Caetano Rosa, hoje secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo.
O cadastramento dos estudantes deve ser feito nas unidades de atendimento da Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU). No mês passado, a Prefeitura de Várzea Grande e a MTU promoveram um grande mutirão de cadastramento no Ginásio Fiotão. Quem perdeu as datas dos atendimentos, deve procurar as sedes da MTU em Várzea Grande, dentro do Terminal André Maggi, ou em Cuiabá, na rua Joaquim Murtinho, cumprir as exigências legais e acessar o benefício.