The news is by your side.

Prefeitura de Cuiabá entra com recurso no STJ contra intervenção na Saúde

0

Da Redação

 

A Prefeitura de Cuiabá recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a retomada da intervenção do Governo do Estado na Saúde. O recurso foi interposto pelo procurador-geral adjunto do Município, Allison Akerley da Silva, na última sexta-feira (10). O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu, na quinta-feira (9), pela volta da intervenção na Saúde de Cuiabá. No total, foram nove votos a favor e quatro contrários.

No documento, o procurador alegou que o Órgão Especial do TJ violou a decisão dada pela ministra Maria Thereza Assis Moura, que suspendeu, no dia 6 de janeiro, a intervenção decretada de forma liminar pelo desembargador Orlando Perri. O Município diz que os desembargadores não poderiam ter se baseado em dados e documentos produzidos pelo Ministério Público Estadual (MPE), autor da ação, depois da decisão da ministra.

“Conclui-se que todos os atos praticados com base na decisão liminar exarada nos autos de piso e posteriormente suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça, foram realizadas em contrariedade ao ordenamento jurídico pátrio, não podendo ser consideradas válidas para qualquer fim, quiçá para fundamentar a representação interventiva, como ocorreu na hipótese”, diz trecho da reclamação.

O procurador ainda citou supostos “excessos, desvios e abusos cometidos pela Equipe de Intervenção”, durante o período em que esteve o Governo do Estado esteve a frente da Secretaria de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde.

“Evidenciou-se uma atuação da então equipe de Intervenção, aparentemente, com fins políticos e policialescos, mesmos após a suspensão da liminar determinada por Vossa Excelência em 06/01/2023, situação está inclusive abordada de forma expressa na decisão reclamada.”

Intervenção

Na última quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso formou maioria para autorizar a retomada da intervenção do Governo do Estado na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Nove desembargadores votaram a favor da intervenção e quatro votaram contra. A votação ocorreu em sessão do Órgão Especial do TJ.

Com a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes fica autorizado a nomear um interventor para conduzir os trabalhos da Saúde da Capital pelos próximos 90 dias.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação