Da Redação
Moradores de um assentamento irregular, localizado na região de chácaras conhecida como São João, em Cuiabá, entraram em confronto com policiais militares, na manhã desta terça-feira (14). Na ação, oito homens foram presos.
O terreno onde está o assentamento é uma área privada. O grupo já havia sido notificado, em 1º de fevereiro, para deixar o local, porém, mantiveram a invasão.
Conforme o boletim de ocorrência registrado pelos militares, a equipe do Batalhão Ambiental realizava uma fiscalização para apurar denúncia de crimes ambientais cometidos pelos invasores. Entre os crimes, estaria desmatamento e destruição da vegetação natural.
Os agentes tiravam fotos e medições das áreas que teriam sido danificadas e tentaram conversar com os moradores, para localizar o responsável. Alguns posseiros se exaltaram e partiram para cima dos policiais, que se defenderam e pediram apoio da Força Tática, Rotam e outras viaturas. Foi necessário o uso de força e munição antimotim.
Na saída, os moradores ainda obstruíram a passagem da polícia usando pedaços de pau, galhos e pedras.
Os moradores acusaram os policiais de violência durante a ação.
Nas imagens, é possível ver os militares colocando um dos apreendidos no camburão, enquanto tiros de bala de borracha são disparados. Eles denunciam o uso excessivo da força.