O presidente Ronald Reagan disse certa vez: “As nove palavras mais aterrorizantes da língua inglesa são “I’m from the government and i’m here to help” (Sou do governo e estou aqui para ajudar).
Ondas de choque estão se espalhando pelo país após o anúncio da segunda maior quebra de banco na história do país na semana passada – o Silicon Valley Bank.
Isso apenas 15 anos após a maior falência de banco da história do país – o Washington Mutual.
A pesquisa mostra que o grande colapso em 2008, um dos quais foi o Washington Mutual, foi mais um exemplo dos danos causados pelo governo excessivo.
Então, os padrões para a emissão de hipotecas se deterioraram como resultado da pressão das entidades governamentais Fannie Mae, Freddie Mac e do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano sobre os credores para atender às metas de habitação acessível. Mais e mais empréstimos abaixo do padrão foram concedidos, todos sob a ilusão de proteção do governo, até que o castelo de cartas caiu.
Após o colapso total, originado na política do governo destinada a supostamente tornar nossas vidas melhores, foi aprovada a Lei Dodd-Frank, agora com cerca de 8.000 páginas de regulamentos para supostamente fortalecer o sistema financeiro americano.
Uma e outra vez, uma crise causada pelo governo é supostamente resolvida criando-se ainda mais governo.
Então agora, com a Lei Dodd-Frank em vigor, aprovada sob o pretexto de “resolver” os problemas de instabilidade em nosso sistema financeiro, aqui estamos nós novamente.
Não faço reivindicações como qualquer tipo de especialista em finanças. Mas, lendo os artigos daqueles que o são, a incrível história que surge por trás do SVB é a violação dos princípios que qualquer aluno de graduação em negócios aprende. Ou seja, os bancos obtêm lucro emprestando, investindo a taxas de juros mais altas do que pagam em depósitos.
Portanto, administrar o risco da taxa de juros é o financiamento 101. No entanto, a má administração do risco – o banco ignorando os enormes problemas que eles teriam se as taxas de juros aumentassem – foi o que o derrubou.
Como pode ser que pessoas supostamente inteligentes façam coisas incrivelmente estúpidas?
Atribuo isso a um distanciamento da realidade. O distanciamento da realidade é um sintoma direto de muito governo e politização de nossas vidas.
Após a crise de 2008, houve grandes resgates governamentais. Isso cria a mentalidade de uma cultura de que, se você for grande o suficiente, o governo não o deixará quebrar. E se você acredita que o governo não vai deixar você quebrar, que o governo é seu amigo, você tende a fazer coisas estúpidas e irresponsáveis.
Além disso, quando o governo aprova leis como a Dodd-Frank, cria na cultura uma atitude de que o problema foi resolvido. Neste caso, que o sistema regulatório foi implementado para que os bancos não falissem.
À medida que nossa cultura se torna mais profundamente atolada no sentido de que nossas vidas melhoram com mais governo e política, mais e mais empresários se distanciam da realidade.
Nesse caso, nos últimos anos, a cultura “acordada” se enraizou cada vez mais profundamente nos negócios, principalmente nas empresas de alta tecnologia, uma importante base de clientes do Silicon Valley Bank.
As diretrizes de investimento Woke e ESG – ambientais, sociais e de governança – parecem ter chamado mais atenção no Silicon Valley Bank do que o gerenciamento de risco essencial para administrar seus negócios.
A declaração de procuração do banco, escreve o colunista do Wall Street Journal Andy Kessler, observa que o conselho é “45 por cento de mulheres” e há “1 negro … 1 LGBTQ + … e 2 veteranos”.
O candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy observa que o SVB anunciou em 2022 o comprometimento de US$ 5 bilhões em “finanças sustentáveis e operações neutras em carbono para apoiar um planeta mais saudável”.
Vale acrescentar ao quadro que os aumentos nas taxas de juros que o SVB não previu resultaram da inflação gerada por trilhões de dólares em gastos do governo durante o COVID.
Agora, concidadãos, segurem suas carteiras enquanto nosso governo socorre o SVB, apesar da secretária do Tesouro, Janet Yellen, dizer que isso não vai acontecer.
A única boa notícia é que aumenta as perspectivas de uma vitória republicana em 2024.