Da Redação
Militantes esquerdistas atearam fogo em um boneco com a foto do ex-presidente Bolsonaro e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante um protesto na Avenida Paulista, na manhã desta terça-feira (21). O ato teve a participação de movimentos sociais e sindicais.
O grupo afirma que a taxa básica de juros, em 13,75% ao ano, atrapalha o desenvolvimento da economia e a geração de empregos. Os militantes dizem que apenas o setor financeiro se beneficia dessa medida.
Durante a manifestação, os esquerdistas fizeram um churrasco de sardinha. O animal seria uma metáfora para os mais pobres, que seriam devorados pelos tubarões (ricos).
Desde a posse de Lula (PT), Campos Neto se tornou alvo de ataques do petista. Isso porque o mandato do presidente do BC só acaba em 2024, em virtude da independência da autoridade monetária. Só então o PT indicará o sucessor.
Lula e o PT querem controlar a política de juros do país. Segundo eles, a taxa básica (Selic) está alta demais, o que impede gastos com “programas sociais”. A culpa seria de Campos Neto, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.