The news is by your side.

Evento cósmico raro terá 5 planetas alinhados no céu

0

 

Júpiter, Mercúrio, Vênus, Urano e Marte devem se alinhar em uma formação de arco nas noites de 25 a 30 de março, ao lado da Lua.

Júpiter pode afundar no pôr do sol e se perder na luz do sol após o dia 28, portanto, tente ver esse evento cósmico relativamente raro até então.

Se você deseja localizar todos os cinco planetas em uma noite, o tempo, o céu escuro e uma visão clara do horizonte são essenciais.

Você provavelmente pode ver alguns desses planetas da cidade. Vênus será o mais fácil de detectar a olho nu, porque é o terceiro objeto mais brilhante no céu, depois do Sol e da Lua.

No entanto, alguns dos outros planetas, como Urano e Mercúrio, podem ser mais difíceis de ver. As melhores chances serão ficando longe das luzes da cidade, para um lugar com céu escuro, antes do pôr do sol. Certifique-se de verificar o tempo e planejar uma noite sem nuvens.

Instalado em um local com uma visão clara e desobstruída do horizonte, você precisará olhar para baixo no horizonte para localizar Júpiter e Mercúrio.

Embora a maioria dos planetas deva ser visível a olho nu, você provavelmente precisará de binóculos, ou mesmo de um telescópio, para ver Urano.

Uma maneira fácil de identificar os planetas é baixar um aplicativo de astronomia como o Sky Tonight ou o SkySafari, que mostrará exatamente onde cada planeta está no céu noturno.

Logo após o Sol mergulhar abaixo do horizonte, olhe para o oeste. Baixo no céu, onde o Sol acaba de se pôr, Júpiter e Mercúrio aparecerão lado a lado.

A diminuição da luz solar pode torná-los difíceis de ver a olho nu. Portanto, se você não conseguir identificá-los no início, tente binóculos. Apenas certifique-se de que o Sol esteja abaixo do horizonte para não prejudicar seus olhos ao olhar para ele através de binóculos.

A dupla só ficará visível por menos de uma hora após o pôr do sol. Depois disso, eles afundarão no horizonte e você não poderá vê-los.

Agora é hora de admirar Vênus – o objeto semelhante a uma estrela mais brilhante no céu noturno, posicionado acima de Júpiter – e procurar por Urano com seus binóculos.

Urano estará acima e à esquerda de Vênus, bem próximo. Você poderá ver melhor o planeta mais fraco depois que toda a luz do sol desaparecer do céu, levando Júpiter e Mercúrio com ela. Você terá uma ou duas horas para procurá-lo antes que a dupla também se ponha abaixo do horizonte.

Por outro lado, você terá muito tempo para conferir o planeta vermelho, Marte. Aparecerá vermelho brilhante e alto no céu, acima da lua crescente e ligeiramente à esquerda de 25 a 27 de março, depois abaixo da lua em 28 de março e além.

Se você ficar acordado a noite toda ou acordar antes do amanhecer, poderá avistar Saturno pairando baixo no horizonte leste pouco antes do nascer do sol em 27 e 28 de março.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação