Da Redação
Pelo menos 39 imigrantes morreram após um incêndio em uma instalação para imigrantes na cidade mexicana de Ciudad Juárez, na fronteira ao norte do país, informou o Instituto Nacional de Migração (INM) do governo nesta terça-feira (28).
Segundo a AFP, o incêndio ocorreu depois que cerca de 71 migrantes foram recolhidos nas ruas da cidade. A causa, porém, é desconhecida. Há venezuelanos entre os mortos.
Ciudad Juárez, vizinha de El Paso, Texas, é uma das cidades fronteiriças onde permanecem retidos numerosos estrangeiros que tentam entrar nos Estados Unidos.
Um relatório recente da Organização Internacional para as Migrações (OIM) indica que, desde 2014, cerca de 7.661 migrantes morreram ou desapareceram a caminho dos Estados Unidos desde 2014 e 988 morreram em acidentes ou por viajar em condições insalubres.
O presidente dos EUA, Joe Biden, propôs em fevereiro novas restrições ao asilo para migrantes que chegam pela fronteira com o México, e que a solicitação fosse feita nos países por onde transitam ou por meio de consultas online.
Estas medidas são anunciadas numa altura em que o presidente democrata é acusado pela oposição republicana de ter perdido o controle da fronteira, com mais de 4,5 milhões de pessoas interceptadas sem documentos naquela região desde que tomou posse.