Da Redação
O deputado federal José Medeiros (PL-MT) classificou como desastrosos os 100 primeiros dias do terceiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o parlamentar, que é vice-presidente da Frente Conservadora pela Liberdade da Câmara dos Deputados, o governo do PT não apresentou nada de concreto para o país nesses 100 primeiros dias e sim um ambiente de instabilidade econômica, jurídica e política.
“O governo do PT parece um carro desgovernado, onde o motorista, que é o Lula, engatou uma ré. Difícil analisar os 100 primeiros dias de um governo que nem começou. É preciso parar de olhar no retrovisor e começar a trabalhar”, disparou o deputado federal.
Durante debate no Painel CNN, nesta segunda-feira (10), Medeiros lembrou as primeiras medidas do governo Lula que causaram impacto negativo na economia, como foi a chamada PEC da Gastança, que criou uma bomba fiscal de mais de R$ 145 bilhões usando como pretexto programas sociais. Além disso, o parlamentar frisou que Lula rebatizou o auxílio Brasil de Bolsa Família, mas manteve o mesmo valor, que é de R$ 600 reais, pago no governo Bolsonaro.
“Quais os projetos que o governo petista? Até agora não tivemos nada! O Estado brasileiro que nos últimos anos fez reformas estruturantes, gastou menos que arrecadou, diminuiu o desemprego e retomou o crescimento da economia está vendo tudo isso degringolar. O que estamos vendo é um Lula que ignora os mais pobres e prefere satisfazer o anseio de corporações e políticos que o apoiaram. A prova disso, é a proposta do novo Marco Legal do Saneamento que flexibiliza regras no sentido de permitir a celebração, por empresas estatais, de contratos sem o devido processo licitatório. Isso prejudica os mais pobres”.
Ao citar a falta de uma base consolidada no Congresso Nacional e as divergências internas no PT, José Medeiros afirma que os ministros do governo Lula estão perdidos e paralisados diante da falta de um norte.
“Os ministros estão visivelmente perdidos e sem rumo. O Lula fala demais, mas não apresenta nada. Ele está repetindo o modelo que levou à derrocada do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)”.
Para Medeiros, o Lula 3 está fazendo um governo confuso, sem planejamento e propostas para a área social e econômica. A narrativa ideológica que divide o país e mantém a polarização política são, na avaliação de do deputado PL, uma forma de desviar o foco e evitar cobranças de resultados.
“100 dias já é tempo mais que suficiente para descer do palanque e começar a trabalhar”, diz Medeiros, que é um dos principais nomes da oposição ao governo petista no Congresso Nacional e um dos defensores do impeachment do presidente Lula.