The news is by your side.

Justiça determina reintegração de posse de área invadida em 2020 em Cuiabá

0

Da Redação

 

O juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da Vara Especializada Cível de Cuiabá, concedeu liminar para reagrupar quatro áreas de propriedade da Carvalho Estudos e Projetos Ltda-ME. Segundo os autos, a empresa possui imóveis no bairro Loteamento Cachoeira das Garças, em Cuiabá.

A empresa afirma que o imóvel foi adquirido em 1985 e que sempre manteve a posse e a propriedade da área, promovendo a manutenção e a vigilância no local, mas que, em novembro de 2020, teve conhecimento que quatro lotes teriam sido invadidos.

“A legislação Civil Brasileira (art. 560 do CPC) tutelou a proteção ao possuidor quanto a sua manutenção ou reintegração na posse do imóvel, ou em seus direitos possessórios, em desfavor dos atos ilegais de turbação ou esbulho”, escreveu o magistrado na decisão.

“Todos foram uníssonos ao afirmar que a ocupação indevida aconteceu em 2020 (durante a época de pandemia) e que a posse e a propriedade da empresa autora sempre foi pública e notória para todos os vizinhos. Portanto, restou demonstrado, ao menos em sede de cognição sumária, que além de atender à função social, a parte autora encontra-se em pleno exercício da posse sobre a área em litígio, exercendo poderes inerentes à propriedade”, afirmou o juiz.

O magistrado citou as imagens que comprovam a invasão perpetrada, com construções improvisadas e recentes, bem como fora comprovado pelas testemunhas ouvidas em audiência.

“Diante do exposto, não havendo fundamento que consubstancie a pretensão dos requeridos, uma vez que as provas documentais carreadas em cognição sumária, não exauriente, comprovam os requisitos do art. 561 do CPC e o cumprimento da função social, DEFIRO O PEDIDO LIMINAR a fim de DETERMINAR A REINTEGRAÇÃO DE POSSE da parte autora nos lotes 04, 05, 06 e 07, situados na Quadra 09, da Rua F, do Loteamento Cachoeira das Garças, nesta Capital”, concluiu.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação