The news is by your side.

A cidade de Nova York pode estar afundando com o peso de seus arranha-céus

0

 

Nova York está afundando e seus arranha-céus são os responsáveis. Essa é a descoberta de um novo estudo que modelou a geologia sob a cidade em comparação com dados de satélite mostrando que sua pegada está colapsando na Terra.

Tecnicamente chamado de subsidência, esse assentamento gradual ou afundamento repentino da superfície da Terra ocorre quando os sedimentos moles se deslocam ou as cargas que pesam sobre o solo o empurram ainda mais fundo. As causas são muitas, mas o peso das próprias cidades raramente é estudado.

Nova York está afundando a uma taxa de 1 a 2 milímetros por ano, segundo o estudo, sob o peso de seus edifícios altíssimos. Alguns milímetros podem não parecer muito, mas algumas partes da cidade estão afundando muito mais rápido, a par das taxas mais rápidas observadas nas quais as placas tectônicas se recuperam quando as geleiras derretem.

A deformação pode significar problemas para a cidade de baixa altitude que abriga mais de 8 milhões de pessoas, então as descobertas devem encorajar mais esforços para desenvolver estratégias de mitigação para combater o crescente risco de inundação e o aumento do nível do mar.

“O objetivo do artigo é aumentar a conscientização de que cada arranha-céu adicional construído em áreas costeiras, fluviais ou à beira de lagos pode contribuir para o risco de inundações futuras”, escreve o geólogo Tom Parsons, do United States Geological Survey, e seus colegas da Universidade de Rhode Island.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação