Da Redação
A Comissão e Ética e Decoro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (14), para analisar as denúncias protocoladas contra os parlamentares.
A presidente da Comissão, deputada estadual Janaina Riva (MDB), explicou o funcionamento dos trabalhos e que além das denúncias recebidas contra o deputado Gilberto Cattani, foi protocolada pelo deputado Cattani uma representação contra o deputado Wilson Santos.
“Hoje nós reunimos a Comissão de Ética para instalação e início dos trabalhos. Nós recebemos uma denúncia da Defensoria Pública e uma denúncia da OAB contra o deputado Cattani, por quebra de decoro por conta da declaração do deputado sobre as mulheres. E nós recebemos duas denúncias do deputado Cattani contra o deputado Wilson Santos por quebra de decoro e suspeição por causa da investigação de quebra de decoro”, disse a deputada.
Segundo a presidente, todas as denúncias foram encaminhadas para o corregedor, deputado Max Russi, que tem um prazo de até cinco sessões para apresentar ou oferecer uma representação contra os deputados.
“Então a gente aguarda agora o corregedor que deve se manifestar até semana que vem, segundo ele disse, no mais tardar na outra semana seguindo o prazo e depois abre ele um prazo de 5 sessões ordinárias para aqueles que forem representados poderem fazer a sua defesa. Então, por enquanto fica a cargo do deputado Max e a gente aguarda agora os pareceres do corregedor sobre todos os pedidos protocolados”, finalizou a parlamentar.
Compõe a Comissão de ética os deputados Janaina Riva (presidente), Max Russi (corregedor), Julio Campos, Elizeu Nascimento e Wilson Santos.