The news is by your side.

Toffoli pede vista e suspende novamente julgamento do piso da enfermagem no STF

0

Da Redação

 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu vista na madrugada desta sexta-feira (16), durante sessão do plenário virtual que julga o piso nacional da enfermagem. O julgamento havia sido liberado na última sexta-feira (9), para debater a decisão liminar do ministro Roberto Barroso, relator do processo, que restabeleceu o piso.

O processo estava parado desde 24 de maio a pedido do ministro Gilmar Mendes. Logo depois da retomada do julgamento, Toffoli solicitou a vista do processo, concedendo a si mesmo até 90 dias para devolvê-lo.

Antes da interrupção do julgamento, Barroso e Mendes realizaram um voto conjunto favorável ao pagamento parcial da remuneração à categoria. Também foram estabelecidas condicionantes para o pagamento, como um mecanismo para custear o gasto no setor público com o benefício, caso seja necessário complementar o valor previsto inicialmente para cumprir a medida.

Eles optaram por bloquear outros pisos de categorias e determinaram uma negociação coletiva prévia no setor privado antes da implementação do piso de enfermagem, visando a evitar demissões em massa.

Na sua decisão, Barroso reconheceu que os recursos disponíveis não são suficientes para garantir o custeio total da regra.

Já o ministro Edson Fachin divergiu dos demais e votou para que a medida fosse integral e valesse também para outras categorias, mas não informou como as entidades públicas e privadas terão recursos para pagar os novos salários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação